Dengue, Chikungunya e Zika

Dengue, chikungunya e zika são três doenças infecciosas cujos vetores de transmissão são os mosquitos do gênero Aedes aegypti, que se desenvolvem, principalmente, em zonas tropicais e subtropicais.

As doenças apresentam alguns sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico. Porém, a realização de hemograma ajuda na diferenciação dos quadros.

Conheça suas principais características:

  • Dengue: causa febre, dores musculares no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, também pode provocar hemorragias, com risco de morte;
  • Chikungunya: causa febre e dores no corpo, principalmente nas articulações (podendo se estender por vários meses), afetando a qualidade de vida do paciente;
  • Zika: causa febre baixa, vermelhidão nos olhos e coceira. Embora dure no máximo sete dias, sendo considerada mais leve do que as outras duas doenças, a zika pode provocar sérios problemas em gestantes e seus bebês, como a microcefalia, além de estar relacionada à Síndrome de Guillain-Barré, que causa paralisia.

O tratamento envolve repouso, ingestão abundante de líquidos e medicamentos analgésicos, conforme orientação médica.

Já a melhor forma de prevenção é reduzir a infestação de mosquitos, evitando a água parada, para eliminar os criadouros.

Compartilhe isto: